quinta-feira, 26 de maio de 2016

No dia 4 de Maio recebemos em nossa reunião mensal que acontece em nossa sede a visita do prefeito padre Gabriel Bina a secretaria Sandra Igarasi e assessores, dando inicio a reunião no uso da palavra o presidente da APASIAN o senhor Vicente de Paulo Leite agradeceu a presença do prefeito e demais presentes e comentou que estava muito contente com a visita do prefeito e dos demais, comentou ainda que deveríamos aproveitar o momento e reenterar o pedido de  apoio a prefeitura na remoção dos aguapés da represa do Jaguari que si proliferam em grande escala e que se não fizéssemos em parceria com a prefeitura o controle dos mesmos nossa represa em pouco tempo seria tomada pelos aguapé impossibilitando a navegação e que o município tem como principal atração turística o represa do Jaguari, em seguida o presidente passou a palavra para o prefeito que mencionou que em meados de Abril recebeu em seu gabinete representantes da APASIAN para uma conversa e onde foi solicitado esta parceria e que ele já havia tomado algumas medidas, mencionou que fizera um oficio a pedido da APASIAN junto ao governo do estado cujo a copia do oficio trouce para a APASIAN, no oficio a prefeitura solicita ao Governador o empreste uma balsa para remoção dos aguapés e estamos aguardando a resposta

Fotos Da Visita do Prefeito Padre Gabiel Bina em nossa sede.

 


Prefeito Padre Gabriel Bina de pé em seu lado esquerdo estão Presidente da APASIAN Vicente de Paulo e a secretaria do meio ambiente Sandra Igarasi




quarta-feira, 25 de maio de 2016

Entrevista para o Globo Rural

No final do mês de Março recebemos uma ligação de uma pessoa que representa o Globo Rural na ocasião  perguntou-nos sobre o  projeto de Aquaponia que desenvolvemos e se  ainda estava em funcionamento  mencionou que estavam precisando fazer uma matéria sobre o assunto e que a mesma seria exibida no programa do Globo Rural em rede Nacional que passa os Domingos na Rede Globo de Televisão no período da manha e nos solicitaram  uma entrevista, pois algumas  pessoas que assistem o Globo Rural  escreveram para os mesmo fazendo algumas perguntas sobre Aquaponia e solicitando  uma matéria sobre o assunto e que a mesma poderia esclarecer suas duvidas. Prontamente aceitamos fazer a entrevista com intuito de poder ajudar, e também seria uma grande chance para divulgamos ainda mais os trabalhos e projetos desenvolvido pela APASIAN
 
No dia 3 de Maio recebemos a equipe de reportagem do  Globo Rural no local onde desenvolvemos o projeto fomos entrevistados por cerca de 5 horas falamos sobre o projeto de Aquaponia como montar um sistema igual ao nosso, como transformar a Amônia liberada pelo peixe transformando-a em Nitrito, Nitrato onde o Nitrato e fonte de nutriente para as verduras, além disto demos algumas dicas de monitoramento da agua no sistema Aquaponico, a maneira correta de alimentar o peixe com a ração, como aproveitar os rejeitos dos peixes na produção da LEMNA que também é usada na alimentação dos mesmos diminuindo o gasto com a ração, demos ainda algumas dicas de como controlar o PH, TEMPERATURA, AMÔNIA, NITRITO e NITRATO sem usar produtos químicos pois toda a verdura produzida neste sistema podemos considerar que são Orgânicas sem uso de Agrotóxicos. 
A matéria vai ao ar no dia 12 de Junho as 8 horas da manha. Esperamos conseguir com o pessoal do Globo Rural uma copia da matéria para podermos postar em nosso Blog.
Caso este assunte te interesse estaremos a disposição entre em contato conosco via cel 11 9 5304 2196 ou pelo E-mail apasian@Hotmail.com para nos será um prazer em poder dividir um pouco do conhecimento ou até mesmo desenvolver um projeto semelhante a este juntos.

Fotos da Reportegum para o Globo Rural











APASIAN adquire os primeiros 10 Tanques redes dando continuidade no projeto Jaguri de tanques redes

No dia 25 de Abril a APASIAN adquiriu os primeiros 10 tanques redes para dar continuidade ao projeto Jaguari de tanques redes antes da compra dos tanques redes fomos apoiados pelo presidente do CIESP de Santa Isabel que nos levou para  visitar  alguns fornecedores assim pudemos visualizar os tanques e decidir em qual compraria-mos, o fornecedor escolhido pela comissão de compras da APASIAN foi a empresa Renovar soluções em Piscicultura, que nos ofereceu um produto de qualidade e além disto fabricou os tanques redes de acordo com nossa exigências, também deu uma garantia de 10 anos pelo produto, além dos tanques compramos 16 boias avulsas amarelas  para fazer a demarcação da localidade onde os tanque serão instalados esta demarcação é exigida pela Capitania dos Porto Marinha, também é de suma importância fazer esta demarcação pois ela alerta os navegantes que nas proximidades da demarcação devem ficar atentos ao navegar nas boias serão colocados adesivos refletivo assim os navegantes que transitares pela localidade no período noturno poderão ser alertados também evitando assim acidentes.
A finalidade deste projeto desenvolvido pela APASIAN e coofinanciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento( BID) e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e gerar emprego e renda para pessoas de baixa escritas no projeto, este projeto tem uma estimativa de produzir cerca de 90 tonelada de pescado por ano e para atingirmos esta meta precisares ainda comprar mais 102 tanques redes.
Caso se interesse pelo projeto e queira ser um apoiador da ideia basta entrar em contato conosco pelo e-mail apasian@Hotmail.com ou pelo cel. 11 9 5304 2196. 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Fotos dos tanques redes

Presidente da APASIAN Vicente de Paulo e o socio Luis Carlo

 Presidente Vicente de Paulo, Tesoureiro Jair Simão e o senhor Roberto representante da
Renova soluções em piscicultura





segunda-feira, 23 de maio de 2016

Prefito Padre Gabrile Bina recebe em seu gabinete membros da APASIAN que solicitaram limpeza na represa do Jaguari.

                      
Estavam presentes nesta reunião o Presidente da APASIAN senhor Vicente de Paulo Leite,  vereador Orlando Paixão. senhor Washington e o tesoureiro da APASIAN Jair Simão Ferreira             
                       Para ver esta matéria acesse o link WWW.jonalagoranews.com.br



Materia Jornal Bom Dia Edição 504


PLANTIO DE MUDAS NATIVAS

Santa Isabel

Foi na manhã de domingo, 3, que um grupo reunido pela Associação dos Pescadores Amadores de Santa Isabel – África Nilo (Apasian), promoveu  uma atividade de plantio de mudas de árvores nativas nas proximidades da Represa do Jaguari, no bairro Jardim Eldorado, no município. O trabalho faz parte de um projeto de proteção e recuperação de nascentes e é um dos objetivos da instituição.

Na ocasião foram plantadas 30 mudas de árvores nativas de porte grande. Esta atividade contou com o apoio e a participação de voluntários, que se prontificaram a auxiliar e promover a ação.  Além da doação das mudas pela Secretaria de Meio Ambiente, outras parcerias foram de fundamental importância para a efetivação do plantio, tais como a doação de 25 mourões de cerca de eucalipto tratado – material doado pelo empresário Raimundo Santana, da Solução Madeiras, que também doou mais5OO metros de arame farpado e 2 kg de grampo de cerca. A empresária Dona Carmem da Fábrica Del Tommaso também fez questão de participar da ação, doando a quantia de R$ 200,00. Já o transporte de todo o material utilizado para realizar o plantio foi gentilmente doado pelo Depósito Caesa, o qual disponibilizou o caminhão. De acordo com Jair Simão, tesoureiro da Instituição, o plantio das mudas fez alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. "Como dependíamos de vários colaboradores para a ação, tivemos que adiar a operação. É importante comunicar, que para a realização do plantio, tivemos um estudo realizado por um topógrafo que determinou as áreas a serem plantadas as árvores, de maneira que a subida da água, não atrapalhe o seu desenvolvimento. As cercas foram estrategicamente colocadas para que os animais não estraguem as mudas. Estou muito satisfeito com o resultado, principalmente por provarmos que é possível o reflorestamento às margens do Reservatório Jaguari”, explicou. O Presidente da APASIAN, Paulo Leite, comemorou o feito, e ressaltou que haverá um responsável por regar as mudas, e a Associação fará um monitoramento para que as futuras árvores não morram. “Vamos nos reunir com o Prefeito para que façam a limpeza dos aguapés que acumularam no Reservatório. A intenção é fazermos um bosque naquela área, que tem um grande potencial turístico”.

Veja esta matéria na edição 504 do Jornal Ouvidor no dia 9/04/2016 acesse. link  WWW.jbomdia.com.br

Fotos do plantio de mudas de Arvores nativas nas margens da represa do Jaguari.

Levi carregando mourões para fazermos a cerca para proteger as mudas


Todos juntos trabalhando na construção da cerca o sol estava abrasador


Local onde as mudas de arvores nativas foram plantadas cerca de 30 mudas.
O local foi roçado antes do plantio.

Vereador Orlando Paixão  e o Tio Geraldo colocando os estirastes da cerca

Vereador Orlando Paixão plantando a primeira muda.

Levi e o Dú plantado mais algumas  mudas.

Esticando o arame farpado na cerca de proteção das mudas.


Ester Radassa com apenas 5 anos também nos ajudou a plantas as mudas.
Ela pediu para sua mãe ligar para irmos busca-la ela queria plantar também.

Ester  ao lado da muda que ela plantou.
É de pequeno que se aprende.

Foto das mudas plantadas e a cerca de proteção pronta.
Esta plantio aconteceu e 3/4/2016 a data na foto esta errada.
Estamos cuidando das mudas plantadas pelo menos 3  vez por semana regamos, carpimos e fazemos outros reparos necessários