domingo, 6 de setembro de 2015

No dia 30 de Agosto de 2015 representantes da APASIAN e CIESP de Santa Isabel estiveram presentes na visita do Senhor Helder Barbalho Ministro da Pesca no prédio do FIESP onde o mesmo assinou o Termo de Cooperação para o incentivo da aquicultura no estado de São Paulo e também lançou o primeiro campeonato de pesca Amadora do estado de São Paulo onde o mesmo acontecera na cidade de Presidente Epitácio no mês de Setembro de 2015 São Paulo.
O Senhor Jair Simão presidente da  APASIAN juntamente com o Senhor Fabiano Falcone presidente do CIESP aproveitaram para pedir apoio ao ministro quanto a emissão da licença ambiental para a aquicultura no estado de São Paulo.
Estavam presentes neste encontro representando o município os Senhores.
Fabiano Falconi ( presidente do CIESP ) a esquerda na foto
Jair Simão Ferreira (presidente da APASIAN) a direita na foto
Roger Krauss Denechen( socio da APASIAN) tirando foto

domingo, 4 de janeiro de 2015

Apasian lança Campanha Peixe Ouro
Cidades Em 20/12/2014 01:08:41
Reportagem: Érica Alcântara

A Associação dos Pescadores Amadores de Santa Isabel Africa Nilo (Apasian) realizou na noite de quarta-feira, dia 10, evento para apresentar suas conquistas e seus desafios ao longo de sete anos de trabalho e, principalmente, para lançar a Campanha Peixe Ouro, que busca o apoio financeiro da comunidade para manter a instituição funcionando.
No evento, o presidente Jair Simão apresentou os trabalhos realizados pela associação e alertou para a necessidade da Apasian aumentar sua arrecadação, “ainda mais agora, que um de nossos projetos perdeu mais de R$40 mil reais por entraves burocráticos”. Segundo Jair, a principal atuação da associação está em “produzir projetos, colocá-los em prática, capacitar trabalhadores e fomentar a geração de renda para famílias de baixa renda”.
Jair lançou a Campanha Peixe Ouro para arrecadar os 3mil reais mensais necessários à manutenção da Apasian. As doações podem ser feitas por meio de depósito no Banco do Brasil, agência 2578-X, conta corrente 21.297-0. “Todos os participantes da Campanha terão acesso a prestação de contas da entidade”, assegura Jair.
Errata – Ao contrário do que foi publicado na edição 1.003, a Apasian esclarece que recebeu do Programa Por America a quantia de 120 mil reais, e não dólares.
·      
Fonte: Érica Alcântara



Apasian tem reconhecimento internacional
Associação recebe reconhecimento internacional, mas perde recursos por falta de licença da Cetesb
Cidades Turismo & Natureza Em 06/12/2014 13:44:24
Apenas cinco entidades brasileiras participaram, nos dias 27 e 28 de novembro, do “Encontro Internacional de Organizações que Constroem Oportunidades”, em Bogotá. Entre elas a  Apasian (Associação de Pescadores Amadores de Santa Isabel Africa Nilo) que mesmo tendo perdido cerca de 40 mil reais por falta de licença ambiental da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental),  participou e recebeu o reconhecimento graças a um projeto de geração de renda: criação de peixes em tanques rede dentro da Represa do Jaguari.
Contudo o reconhecimento da Apasian prevaleceu uma vez que a entidade conquistou uma cadeira junto a Câmara Setorial de Pescado e passou a ter voz nas políticas públicas do Brasil voltadas para o meio ambiente e a pesca.
Jair Simão, presidente da Apasian, conta que através do Programa PorAmérica, o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) e o BID (Banco Internacional de Desenvolvimento) investiram 120 mil reais no projeto da associação: “Jaguari de Tanques Redes”, recurso que foi utilizado, entre outros custos de operação, na aquisição de computadores, de um barco e na capacitação da equipe. A etapa final do projeto da Apasian que geraria cerca de 46 empregos diretos e indiretos, com produção anual de 90 toneladas de peixe, perdeu esta semana o recurso que aguardava desde 2012 pela falta de autorização da Cetesb.
Jair explica que apesar de ter entregue toda a documentação a licença de instalação da Cetesb não foi emitida e, “sem ela não podemos comprar os tanques, os alevinos e demais equipamentos para começar a produção”, revela Jair, acrescentando: “infelizmente este ano não podemos mais pedir a prorrogação e teremos de devolver mais de R$40 mil”.   
O Presidente da Associação destaca que a viagem à Colômbia foi integralmente custeada pelo Programa PorAmérica e que o reconhecimento internacional renova a vontade de lutar por seus ideais.

Até o fechamento desta edição a Cetesb não retornou os contatos feitos pela reportagem.

 Reportagem: Érica Alcântara                                                          Jornal ouvidor de Santa Isabel
Jair Simão, presidente da Apasian, no “Encontro Internacional de Organizações que Constroem Oportunidades”, em Bogotá
Fonte: